Publicado em 10 de dezembro de 2013 às 16:44

Aeroporto de Confins estará 85% pronto até a Copa de 2014

A pouco mais de seis meses do início da Copa do Mundo, a Secretaria de Estado Extraordinário da Copa do Mundo de Minas Gerais (Secopa) divulgou resultados de balanço na manhã desta terça-feira (10).

Entre os diversos assuntos abordados, Tiago Lacerda, secretário da Secopa-MG, informou que, segundo a Infraero, o aeroporto Tancredo Neves/ Confins, na região metropolitana de BH, não estará completamente pronto para a Copa do Mundo. A previsão é de que o terminal esteja 85% pronto até lá, o que as autoridades garantem que não afetará o fluxo de turistas.

Em 2012 foi decidido que a reforma, de responsabilidade da Infraero, priorizaria os passageiros. Por isso, os 15% restantes a serem concluídos são de setores não fundamentais ao transporte de viajantes, como reforma e modernização das áreas de restaurantes. As obras devem ser terminadas em novembro do ano que vem.

A Infraero informa, ainda, que a conclusão de todas as obras, que incluem a construção do terminal 3, a ampliação da pista e do pátio, elevará a capacidade do aeroporto para 17,1 milhões de passageiros por ano – a marca atual é de 10,2 milhões. Estas obras têm conclusão prevista para antes dos jogos da Copa do Mundo.

A avaliação geral da Secopa é de que Belo Horizonte estará preparada para receber os jogos da Copa. As obras nas rodovias de acesso no entorno do aeroporto, as LMG-800 e MG-424, serão entregues no prazo. Além disto, a experiência adquirida com a Copa das Confederações ajudou a sancionar diversos problemas relacionados à infraestrutura, o que não permitirá que eles se repitam ao longo da Copa.