Publicado em 1 de agosto de 2012 às 16:28

Projeto Origem Minas é criado para divulgar produtos mineiros

Belo Horizonte – Minas Gerais, como o próprio nome indica, tem um subsolo entre os mais ricos do planeta. Sob o seu chão, há ouro, prata, diamante, minério de ferro, zinco, calcário, nióbio e tantos outros minerais que atestam o imenso potencial do estado. Na superfície também. De norte a sul, de leste a oeste, e com a interferência humana, o solo mineiro é pródigo na produção de outras riquezas, como café, frutas, flores, mel, laticínios, cachaça e muitos outros.

Para mostrar essa diversidade econômica e atrair negócios e investimentos para o estado, sobretudo durante os eventos esportivos que estão por vir, o Sebrae em Minas Gerais, a Federação da Agricultura e Pecuária (Faemg) e o governo do estado elaboraram o projeto Origem Minas, que será lançado nesta quarta-feira (1), no Museu Histórico Abílio Barreto, em Belo Horizonte.

A iniciativa pretende ainda desenvolver estratégias de capacitação, promoção e comunicação para produtos-chave do agronegócio mineiro, que possam representar o setor nos ambientes nacional e internacional e criar oportunidades de negócios e de fortalecimento de relações com compradores nacionais e estrangeiros para toda a cadeia produtiva.

“Estes eventos esportivos em Minas e no Brasil trarão oportunidades de novos negócios, melhorias sociais e de infraestrutura, assim como um grande afluxo de turistas e negociantes do mundo inteiro. Ocasiões, portanto, propícias para mostrarmos nosso estado, nossa gente e nossa produção”, enfatiza a gerente de Agronegócio do Sebrae em Minas Gerais, Priscilla Magalhães Gomes Lins, referindo-se à Copa das Confederações de 2013, Copa do Mundo FIFA 2014 e Olimpíadas de 2016.

De fato, eventos dessa importância tornam-se vitrines para apresentação, lançamento e difusão de produtos e marcas, com ampla visibilidade e cobertura da mídia. Oportunidade, portanto, para que empresas e organizações possam apresentar seus produtos e serviços a um público enorme, heterogêneo e ansioso por novidades. Por entendê-lo como um projeto capaz de realmente alavancar negócios e firmar parcerias comerciais, o Sebrae no estado e a Faemg estão empenhados em convencer e mobilizar os principais atores desse processo com lucros visíveis: produtores rurais, agroindústrias, associações e cooperativas.

Fonte: Agência Sebrae