A folia já tomou conta de São João Del-Rei desde o último sábado (02), quando os grupos carnavalescos começaram a agitar as ruas do centro histórico da cidade. O tradicional bloco Bandalheira foi o abre alas da programação do carnaval deste ano, que terá mais de 40 blocos e 12 escolas de samba.
O secretário de cultura e turismo do município, Pedro Leão, ressalta que diversos blocos e atividades lembrarão os 300 anos de São João Del-Rei. “É uma oportunidade para recordar a história da cidade e, ao mesmo tempo, resgatar uma tradição carnavalesca que teve início na década de 20 e vinha se enfraquecendo por falta de incentivos. A melhor maneira de retomar o auge do carnaval de São João Del-Rei é fortalecendo os grupos populares, que são os verdadeiros protagonistas desta festa”, disse.
Assista vídeo do bloco Bandalheira, realizado neste sábado (02):
Pedro Leão ressaltou ainda que um carnaval mais popular traz retorno econômico para os comerciantes e artesãos da região. São esperados mais de 50 mil pessoas de 8 a 13 de fevereiro. Para garantir a segurança do público, a Polícia Militar contará com um reforço do efetivo do município de Barbacena (MG).
Vizinhança
Quem vai para São João Del-Rei mas não está disposto a ficar muito parado pode também conferir a programação de Prados (MG), localizado a 26 km. A cidade possui um carnaval tradicional que já dura mais de 50 anos, construído a partir da rivalidade entre os blocos União Consumidora de Álcool (UCA) e Gato Preto, que se apresentam de domingo (10) à terça-feira (12). A folia conta ainda com blocos diurnos, a Bandinha das Marchinhas e o Boi Mofado. Confira a programação.
Fonte: EBC