Publicado em 1 de outubro de 2012 às 12:03

Confins integra a lista de aeroportos alternativos para a Copa 2014

A Secretaria de Aviação Civil (SAC) apresentou ao Grupo Executivo da Copa (Gecopa), um relatório de planejamento do uso de aeródromos durante a Copa do Mundo de 2014.

O Aeroporto de Pampulha, em Belo Horizonte, não foi incluído entre os aeroportos alternativos que poderão ser usados durante a Copa e o Aeroporto de Confins receberá normalmente os voos programados para ocasião.

A lista de aeroportos alternativos faz parte de um planejamento conjunto com o Controle do Espaço Aéreo para servirem como alternativa para receber voos destinados àqueles que tiverem que ser fechados por motivos de condições climáticas e outros imprevistos.

Para os voos que seguiriam para Brasília, Goiânia, São Paulo e Rio de Janeiro, por exemplo, Confins foi o aeroporto escolhido como alternativa.

Os aeroportos de Confins, Uberaba e Uberlândia seriam usados para receber, em caso de fechamento, os voos de Brasília, Goiânia, Anápolis, da Base Aérea de Anápolis e da Base Aérea de Brasília. Mas se um avião de médio porte, como o ATT-72, com 75 assentos, fosse impedido de pousar em Confins, não poderia ser desviado para Pampulha, onde a pista suporta este tipo de avião.

A lista apresentada ao Gecopa prevê um direcionamento de acordo com as características do voo: internacional, doméstico, aviação geral ou VIP (autoridades, delegações ou chefes de Estado).

Os critérios para seleção dos alternativos levou em consideração ítens como distância com raio de até 250 quilômetros da cidade sede dos jogos, terminal de passageiros e de uma pista de pouso com mais de 1.500 metros.

No caso de alguma condição meteorológica adversa, ou por motivos de gerenciamento de locais para estacionamento, a aeronave poderá aguardar ou pernoitar em um aeroporto alternativo.