Publicado em 5 de setembro de 2012 às 17:20

Dilma busca ouvir grandes operadoras para definir novas licitações

Segundo a folha.com, a presidenta Dilma solicitou à sua equipe conversar com ao menos outras quatro grandes operadoras de aeroportos antes de definir sobre o modelo de administração a ser adotado nas licitações no Galeão (RJ) e em Confins (Grande BH).

Uma delas é a Changi, operadora do aeroporto de Cingapura. Outras cotadas para a lista são : ADC (Houston), AENA (Madrid) e Flughafen Munch (Munique). Estas administradoras costumam operar aeroportos com mais de 35 milhões de usuários por ano.

A decisão veio depois de críticas recebidas sobre licitações concedidas à empresas com experiência inferior às capacidades desejadas
Nos primeiros contatos, apenas uma das quatro operadoras consultadas, a espanhola BBA/Ferrovial (aeroporto de Heathrow, Londres), se manifestou interessada num projeto em que ficaria minoritária como subsidiária da Infraero para administrar Galeão e Confins.

 Segundo a Folha, as outras três preferem modelo em que sejam majoritárias no negócio: ADP-Aéroport de Paris (Charles de Gaulle), Schiphol (Amsterdã) e Fraport (Frankfurt).

Como contrapartida às grandes operadoras, o governo oferece total liberdade para administrar os dois aeroportos.

 Nos leilões de Guarulhos, Viracopos e Brasília, esse número foi fixado em 5 milhões de passageiros por ano, o que permitiu a vitória de operadoras de menor porte, desagradando a presidente e mercado de operadoras aeroportuárias

A decisão final deve deve vir depois dos contatos do ministro Wagner Bittencourt com as outras operadoras.

Fonte: Da redação, com informações folha.com