Publicado em 11 de junho de 2012 às 14:31

Confins e mais dois aeroportos deverão ser privatizados

A presidenta Dilma Rousseff deve anunciar, durante a cerimônia realizada no Palácio do Planalto,  a assinatura dos contratos de concessão dos aeroportos de Confins – Belo Horizonte, Galeão – Rio de Janeiro e um terceiro que ainda não foi confirmado, mas que há especulações em torno dos aeroportos de Salvador – Bahia e Recife – Pernambuco. Essas concessões vêm somar-se às dos aeroportos de Viracopos, Guarulhos e Brasília que já foram licitadas.

Dados da Infraero, mostram o número de passageiros que utilizaram os terminais a ser concedidos entre Janeiro e Abril deste ano.  Pelo aeroporto do Galeão, passaram 5,7 milhões de passageiros, enquanto Confins recebeu 3,4 milhões no mesmo período. Já Salvador recebeu 2,7 milhões de pessoas e Recife, registrou 2,2 milhões de usuários.

A decisão de entregar mais três aeroportos à iniciativa privada, surgiu diante da preocupação da presidenta Dilma com o andamento dos investimentos públicos e privados no setor. Já foi provado que o número de passageiros cresce mês após mês e com as novas concessões, o governo espera estimular o interesse de empresas privadas do setor aeroviário a investirem no Brasil, o que resultaria no “desafogamento”  dos aeroportos brasileiros.