Publicado em 21 de junho de 2012 às 16:38

Infraero realiza audiência pública para discutir obras em Confins

A Infraero realizou nesta quarta-feira (20/6) audiência pública para apresentar à sociedade o Estudo de Impacto Ambiental (EIA) e o Relatório de Impacto Ambiental (RIMA) dos empreendimentos previstos para o Aeroporto Internacional de Confins (MG). Os investimentos contemplam a construção dos novos terminais de passageiros (2 e 3), sistema viário, reservatório de água, edifício garagem e o terminal de cargas. A audiência foi conduzida por representantes da Superintendência de Regularização Ambiental de Minas Gerais (Supram), Secretaria Estadual de Meio Ambiente (Semad) e Conselho de Política Ambiental de Minas Gerais (Copam).

Cerca de 160 pessoas compareceram à audiência, que teve a participação da comunidade aeroportuária, técnicos dos órgãos de ambiente, representantes do governo de Minas Gerais, entidades de classe, vereadores das cidades vizinhas, imprensa e membros da população.

Na primeira parte do evento, o superintendente da Regional Sudeste da Infraero, Mario Jorge de Oliveira, relatou ao público os empreendimentos que estão previstos para o complexo aeroportuário. Em seguida a consultoria técnica, contratada pela Infraero, apresentou o diagnóstico ambiental que abrangeu aspectos técnicos, biomas e socioeconômicos. O estudo também apresentou um comparativo da situação atual e da futura, demonstrando como os impactos ambientais podem ser reduzidos ou compensados com medidas de controle.

Os participantes fizeram diversos questionamentos relativos ao meio ambiente. As dúvidas foram esclarecidas pelo coordenador de Meio Ambiente da Regional Sudeste, Sebastião Menezes, que destacou que a Infraero atende às condicionantes para estar de acordo com a legislação ambiental.

Para Wilson Starling Júnior, do Conselho de Política Ambiental de Minas Gerais, as alterações propostas vão melhorar o acesso viário e permitirão a ampliação do aeroporto dentro da legislação. “Todas as questões ambientais serão cumpridas pela Infraero, pois a empresa está preocupada em fazer um aeroporto moderno, sustentável e coerente com o meio ambiente” frisou.

Já o superintendente regional, Mario Jorge de Oliveira, ressaltou a importância da audiência: “A realização da audiência pública e a participação da comunidade mostra que a Infraero é uma empresa antenada com seu tempo. Vejo o resultado como um ponto altamente positivo no relacionamento Infraero e sociedade” avaliou.

Fonte: Infraero