Publicado em 27 de abril de 2015 às 16:05

Pampulha deve aumentar operações em seus terminais

Movimento reduziu há dez anos com a transferência de voos para Confins; hoje, aeroporto comporta 2,2 milhões de passageiros/ano

O aeroporto da Pampulha está sendo preparado para ampliar suas operações e receber mais passageiros. Ele já possui o aval do governo de Minas e passará por reformas estruturais, segundo o secretario estadual de Desenvolvimento Econômico, Altamir Rôso.

Atualmente um ciclo de obras acaba de ser entregue, segundo a Infraero. Nessa etapa o aeroporto ganhou uma nova torre de controle, reforço na pavimentação do pátio 2 e nova subestação de energia. Novas reformas devem ser definidas, principalmente com a transferência do Centro de Instrução e Adaptação da Aeronáutica (Ciaar) da Pampulha para Lagoa Santa.

“A ideia é otimizar a área que é utilizada hoje para taxiar aeronaves. E a área do Ciaar também poderá ser um local para abrigar aeronaves que irão pernoitar”, disse o secretário.

Como as instalações são compartilhadas com a Força Aérea Brasileira (FAB), a Infraero aguarda o parecer do Comando da Aeronáutica sobre o plano diretor do aeroporto. Para que as obras sejam iniciadas, a área militar deve ser incorporada à área atual do aeroporto.