Publicado em 6 de março de 2013 às 17:48

Aeroportos de Recife e Confins realizam Curso de Acessibilidade

Os aeroportos internacionais do Recife (PE) e de Confins (MG) deram início na segunda-feira (4/3) ao Curso de Atendimento às Pessoas com Deficiência ou Mobilidade Reduzida. No terminal mineiro, a capacitação, que tem o objetivo de transmitir aos funcionários da Infraero e membros da comunidade aeroportuária conhecimentos sobre o atendimento correto a usuários com deficiência ou mobilidade reduzida, seguirá até a sexta-feira (8/3). Já no Recife, o curso foi concluído na manhã desta quarta-feira (6/3).

O treinamento faz parte das ações de acessibilidade da Infraero para os terminais da rede, sendo realizado anualmente em todos os aeroportos administrados pela empresa. A capacitação conta com atividades teóricas e práticas. Nas aulas teóricas, são abordados temas como legislação e direitos humanos, aeroportos e suas facilidades, entre outros. Já nas aulas práticas, são ensinadas técnicas de atendimento específicas para pessoas com deficiência ou mobilidade reduzida.

No encerramento do curso do terminal pernambucano, os participantes puderam pôr em prática o que aprenderam durante as aulas. Divididos em três grupos, cada um representando um tipo de deficiência, os alunos atravessaram as dependências do terminal de passageiros, simulando situações do dia a dia para compreender melhor as dificuldades que uma pessoa com deficiência pode enfrentar. “Foi muito bom para abrir os olhos da gente para outra realidade. Nós pudemos conhecer um pouco mais esse mundo para poder prestar um atendimento ainda melhor”, comentou o colaborador do terminal de logística de carga do aeroporto, Roberto Rocha.

A cerimônia de encerramento contou também com apresentação de um grupo de dança esportiva formado por deficientes físicos e depoimentos do grupo. A gerente de Administração da Regional Nordeste da Infraero, Cláudia Maria Ferreira, representando a superintendência, agradeceu aos participantes pela presença nas atividades do curso. “Espero que cada funcionário possa voltar para o trabalho com a consciência do atendimento de excelência aos usuários com deficiência”, afirmou.

Assessoria de Imprensa – Infraero