Publicado em 18 de julho de 2012 às 15:31

DER divulga pesquisa de satisfação de transportes em Confins

A primeira pesquisa de Satisfação dos Usuários na região do Aeroporto Internacional Tancredo Neves, em Confins, realizada pelo Departamento de Estradas de Rodagem do Estado de Minas Gerais, em parceria com Secretaria de Estado de Transportes e Obras Públicas (Setop) e a Infraero, aponta que mais de 75% dos usuários por ônibus da Linha Conexão Aeroporto está satisfeita com os serviços oferecidos do ponto de vista operacional – oferta, segurança e confiabilidades dos veículos. O mesmo levantamento demonstra, no entanto, percentual significantivo de usuário de transporte irregular(clandestino), os denominados “piolhos”. A pesquisa aponta para um índice em torno de 13% neste quesito.

Na avaliação do Diretor de Fiscalização do DER, João Afonso Baeta Costa Machado, o índice de usuário do transporte clandestino demonstra a necessidade de ampliar a ação inibidora, visando a segurança do usuário e a garantia do equilíbrio econômico-financeiro do transporte regulamentado.

A pesquisa, aplicada pela equipe de fiscalização do DER, entre os dias 29 de maio a 4 de junho de 2012, levou em consideração aspectos como perfil do passageiro, faixa etária, renda salarial, escolaridade, motivo de viagem e frequência , meio de transporte utilizado, avaliação dos serviços de transportes por ônibus, taxi e outros . Foram ouvidas 2.342 pessoas, entre os dias 29 de maio a 04 de junho de 20012, num universo de 164.217 usuários por dia do aeroporto. O índice de confiabilidade da pesquisa é de 98%.

De acordo com João Baeta, a pesquisa é uma das etapas de um sistema de avaliação permanente implantado recentemente pela Diretoria de Fiscalização do DER. “Os questionários foram aplicados, utilizando regras de proporcionalidade, seguindo alguns parâmetros escolhidos como tempo de viagem, pontualidade, tempo de espera, preço de passagens, avaliação do serviço de taxis e de outros meios de transportes, entre outros aspectos”, esclarece.

Entre as vantagens para realização do diagnóstico da satisfação dos usuários, João Baeta aponta a criação de um banco de dados que irá medir a percepção dos usuários em relação à evolução os serviços oferecidos ao usuário do Aeroporto de Confins. “O banco de dados irá favorecer o gerenciamento das atividades, sobretudo no que se refere à ampliação oferta de serviços e a melhoria do sistema de transporte para Confins, sobretudo em função da Copa das Confederações e a
Copa do Mundo”, acrescenta João Baeta.

Resultados

A pesquisa apontou que o modo de transporte mais utilizado pelos passageiros
do aeroporto de Confins é o ônibus (39,49%), seja pela linha Conexão Aeroporto, que opera no Terminal Álvares Cabral, seja por linhas rodoviárias intermunicipais, que operam no TERGIP. Em seguida, são utilizados os veículos particulares (32,86%), com índices acima do uso dos táxis (15,85%).

Quanto às condições de operação do Terminal Álvares Cabral, parcela significativa de usuários manifestaram-se insatisfeitos (25,30%), em contrapartida com outros 60,61% satisfeitos. Saliente-se que um elevado percentual de usuários não respondeu a este quesito (14,09%).

A maioria dos passageiros que faz uso das linhas intermunicipais para acessar
o aeroporto de confins, com embarque no TERGIP considera o “tempo de viagem” destas linhas “bom” (68,70% dos passageiros) e insatisfatório por outros 29,56%.

Do ponto de vista operacional, abrangendo tempo de espera no TERGIP, pontualidade e oferta de horários, a população usuária do transporte público por ônibus intermunicipal está relativamente satisfeita com os serviços oferecidos, com percentuais superiores a 65% de aprovação, mas devem ser considerados os resultados negativos, com representativos índices de insatisfação, para intervenções operacionais na melhoria destes serviços.

Na avaliação do comportamento dos operadores, motorista e cobrador da linha Conexão Aeroporto, 89,13% dos usuários informou considerar como “bom” ou “muito bom”.

A avaliação dos usuários quanto às condições de operação do TERGIP apontam a necessidade de intervenções para melhoria dos níveis atualmente oferecidos. Neste quesito, 49,89% dos entrevistados avaliou positivamente e 44,46% negativamente.

O percentual de passageiros que nunca utilizou o serviço de táxi é elevado (45,00%). Considerando-se o elevado uso de veículos particulares (32,86% para destino a Confins e 23,22% no sentido inverso), o que, em termos de conforto seria equivalente, este resultado sugere intervenções visando o aumento da atratividade do modo táxi para o segmento dos usuários do modo automóvel particular.

Com relação à segurança na direção, obedecendo-se as normas de trânsito, embora o serviço de táxi tenha sido avaliado positivamente por 74,19% dos usuários, não se pode desprezar o indicador negativo de 20,65%, que aponta a necessidade de intervenções como educação para o trânsito, treinamento, curso de direção defensiva e ampliação da fiscalização.

A tarifa do serviço de táxi é considerada muito cara para 36,03% dos usuários e cara por 33,56% deles, sendo, portanto, avaliada negativamente, por ser considerada elevada, por 69,59% dos usuários.

A condição prioritária para utilização do transporte público, eleita por 29,38% dos entrevistados é a pontualidade, que pode ser traduzida na confiabilidade.

Sobre a questão de “abordagem dos passageiros por pessoas oferecendo táxi mais barato ou outro serviço de transporte diferenciado no aeroporto de Confins”, embora a maioria tenha afirmado que não (68,62%), é grande a incidência dos que disseram “sim” (24,89%), o que aponta para a reincidência do serviço clandestino e necessidade de ampliar ação inibidora, visando a segurança do usuário e a garantia do equilíbrio econômico-financeiro do transporte regulamentado.

Transporte Clandestino

Arguidos “se já fizeram uso deste tipo de transporte para ir ou voltar do aeroporto”, a maioria (69,77%) alegou que “não”, o que não indica, necessariamente, que o usuário rejeitaria essa utilização, já que 17,63% deles afirmaram que “sim” e outros 12,60% preferiram não responder a este quesito.

Dos 413 passageiros que já fizeram uso do transporte clandestino, o principalmotivo de viagem alegado foi a “trabalho” (46,73%).

Sobre os principais “motivos” que levaram estes usuários a utilizar este tipo de transporte, prevaleceram as respostas “mais barato” (26,21% ) e “mais rápido” (22,33% ). Destaca-se a quantidade de respostas “não sabia que era irregular” (7,18%), o que indica a necessidade de ampliação da divulgação dos riscos de uso dessa modalidade de transporte.

Terminal

O Terminal Aeroporto de Confins foi avaliado positivamente nos quesitos “localização dos guichês das companhias aéreas” e o “serviço de informações” e negativamente nos quesitos “lanchonetes (quantidade e preços)” e “disponibilidade de vagas no estacionamento”. No tocante ao quesito localização e vagas de estacionamento, houve grande número de pessoas que não respondeu à avaliação, provavelmente justificado pelo nível de utilização da modalidade ônibus.

Fonte: der-mg