Publicado em 24 de outubro de 2014 às 15:34

Minas quer produzir bioquerosene para abastecer Confins

O aeroporto de Confins pode se tornar o primeiro sustentável do país. A Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico de Minas Gerais assinou um protocolo de intenções com a empresa aérea KML e com Fundação Be-Basic, ambas organizações que trabalham com produção de biocombustíveis e desenvolvimento de soluções sustentáveis. O acordo prevê a troca de experiências para implantar um bioporto em Minas. A intenção é transformar o estado em um polo de produção de bioquerosene (BioQav), combustível para aviões feito a partir da cana-de-açúcar, e abastecer os voos em Confins.

O primeiro voo “verde” operado no aeroporto foi da Gol e aconteceu em julho deste ano. O governo do estado retirou o ICMS para comemorar o Dia do Meio ambiente e subsidiou a operação. Também foi anunciado neste dia que o governo procurava uma parceira privada para construir uma refinaria de bioquerosene perto de Confins com investimento de 5 milhões e produção de 20 mil litros por ano.

Outra vantagem que o projeto traz para o estado é o estímulo à agricultura, com a plantação da cana-de-açúcar para produzir o combustível. Estão previstas unidades nos municípios de Jaíba e Montes Claros, no Norte de Minas.