Publicado em 18 de março de 2013 às 12:33

Investimentos fortalecem Confins como o principal aeroporto de BH

Com o anuncio do governo Federal, que passará a administração do espaço para a inciativa privada por prazo determinado, o Aeroporto Internacional Tancredo Neves – conhecido popularmente como Aeroporto de Confins – se prepara para receber grandes investimentos e se consolidar como principal aeroporto de Minas Gerais.

De acordo com o governo, os editais de licitação devem ser publicados em agosto de 2013 e o leilão deve ocorrer mês seguinte, em setembro. A Infraero manterá 49% das ações do aeroporto e o consórcio que vencer a licitação deve investir R$ 4,8 bilhões em Confins.

A medida inclui também o Aeroporto do Galeão, no Rio de Janeiro, e faz parte da nova estratégia do governo para os aeroportos brasileiros. Outros três já funcionam com administração privada: Guarulhos (São Paulo), Viracopos (Campinas) e Juscelino Kubitschek (Brasília).

Localizado a 40 quilômetros de Belo Horizonte, no município de Confins, o aeroporto enfrentou grandes dificuldades para se consolidar desde a sua inauguração, em março de 1984. Foi construído para absorver a demanda do pequeno Aeroporto da Pampulha, no centro de Belo Horizonte, que sofria com frequentes fechamentos e inundações.

Apesar de o aeroporto possuir um terminal de cargas completamente automatizado e ser preparado para receber aviões de grande porte, como o Antonov An-124 e o Boeing 747, a distância da capital mineira acabava sendo um entrave para que Confins se consolidasse.

Em 2005, a Infraero transferiu temporariamente mais de 120 voos da Pampulha para Confins. Em 2008, a construção de uma nova via para encurtar a distância entre o aeroporto e a capital mineira fortaleceu o trabalho para concentrar voos no local. A partir daí, o aeroporto saltou o número de passageiros/ano de 300 mil para mais de 10 milhões em 2012.

Além dos investimentos no Aeroporto de Confins, a definição da capital mineira como uma das cidades-sede da Copa do Mundo de 2014 deve estimular novos investimentos em infraestrutura da cidade, na construção civil, com a implantação de novos empreendimentos estimulando as ofertas de imóveis em Belo Horizonte e na mobilidade urbana.