Publicado em 21 de novembro de 2012 às 12:24

Passageiros chegarão de trem ao aeroporto de Confins

Passageiros e outros usuários do Aeroporto Internacional Trancredos Neves, em Confins, poderão utilizar o transporte ferroviário para chegarem até o local. O projeto foi elaborada pela Secretaria de Gestão Metropolitana e prevê um ramal ligado ao aeroporto no trem, que pode ter a velocidade de até 100 km/h. Estima-se que a parceria público-privada seja lançada até o segundo semestre de 2013.

O projeto trata de três linhas, divididas em dois modelos: metropolitano e regional. O projeto de trens de passageiros prevê mais paradas num intervalo de 7 minutos, semelhante ao atual metrô, outro com o itinerário ao redor da capital e mais um considerado “mais direto”, com passageiros sentados e com uma tarifa diferenciada.

Até fevereiro, o projeto para três linhas será elaborado. A linha 1 deverá interligar Divinópolis a Sete Lagoas, passando por Betim, Belo Horizonte e pelo menos outras 12 cidades. Formada por dois ramais, com 245,4 quilômetros de extensão, tem como principais características o fato de cortar cidades que somam mais de 1,5 milhão de habitantes e ser usada para o transporte de carga e o ramal de quatro quilômetros saindo das proximidades de Pedro Leopoldo até o aeroporto internacional. Para o transporte de passageiros, será necessário fazer o compartilhamento com a Ferrovia Centro-Atlântica (FCA) ou mesmo a duplicação dos trilhos.

Da redação